de en es pt

Projetos e atividades do FDCL

FDCL é parceira de realEYZ-online-filmes


El Salvador: Trabalho de memória numa sociedade pós-conflito – O Museo da Palavra e da Imagem (MUPI). Projeto da ASA-Süd-Projekt de 2007 – Cooperação do FDCL com ASA e MUPI [mais].


A campanha “Kolumbienkampagne Berlin”? conta com o apoio do FDCL:
Desde o final de 2000 que a “Kolumbienkampagne Berlin”? atuando como uma iniciativa constituída por pessoas individuais com o objetivo de realizar trabalho solidário de modo a fortalecer a posição das organizações e movimentos sociais perseguidos na Colômbia. A campanha “Kolumbienkampagne Berlin”? procura incentivar o intercâmbio entre ativistas da Alemanha e Colômbia [mais].


Biomassa e Agroenergia
Uma série de esperanças surgem com a obtenção de combustíveis com origem de biomassa e de plantas. - No entanto o comércio de Biomassa produz danos colaterais nos países do sul: a exploração das florestas tropicais, a expulsão violenta, conflitos de terra, a expanção de monoculturas, a dependência dos pequenos agricultores, o triunfo da engenheria genética, o uso de plantas alimentalícias e também os monopólios renováveis para as corporações transnacionais.
Por estes motivos, o Centro de Pesquisa e Documentação Chile - América Latina (FDCL) pretende através deste projeto - desde uma perspectiva internacionalista - contribuir para o debate atual sobre o comércio mundial da Bioenergia [mais].


Feminicídio e Impunidade na América Latina: a estrutura da violência contra a Mulher.
Um ciclo de eventos apresentado pelo FDCL com filmes, teatro e discussões [mais].


A Privatização silenciosa: o modelo alemão para o abastecimento de água na Bolivia. O FDCL pretende com este projeto revelar de forma crítica o papel da Alemanha no processo de privatização do abastecimento e tratamento da água em países em vias de desenvolvimento [mais].





Livre Comércio e Desenvolvimento Industrial

O FDCL investiga os efeitos da liberalização a nível bilateral e multilateral no desenvolvimento industrial de economias da periferia dentro do contexto mundial atual marcado por uma estrutura hierárquica desenhada pelas corporações transnacionais dominadas pelas redes de produção internacional [mais].


Em Março de 1998 foi fundada a coalizão “Koalition gegen Straflosigkeit – Wahrheit und Gerechtigkeit für die deutschen Verschwundenen in Argentinien”?.

A coalizão Koalition gegen Straflosigkeit deu inicio a um processo judicial contra os responsáveis por atos de sequestro, rapto, violência física e asassínio de cidadãos de origem alemã na Argentina no período entre 1976 a 1983 [mais].


Projeto “Handel – Entwicklung – Menschenrechte”? (Comércio - Desenvolvimento - Direitos Humanos)

Um projeto de cooperação de Heinrich-Böll-Stiftung (Berlim e Rio de Janeiro), Justiça Global (Rio de Janeiro), KoBra (Freiburg) e do FDCL (Berlim) [mais].


Projeto “Handel – Entwicklung – Menschenrechte II”? (Comércio - Desenvolvimento - Direitos Humanos II)

Um projeto de cooperação de Heinrich-Böll-Stiftung (Berlim e Rio de Janeiro, Mexico, Bruxelas, Varsóvia), da Transnational Institut (Amesterdã), FASE (Rio de Janeiro), Justiça Global (Rio de Janeiro), REDES (Montevideo), FOCO (Buenos Aires), KoBra (Freiburg) e do FDCL (Berlim) [mais]


Investimentos estrangeiros diretos, tratados de investimentos e conflitos internacionais de investimentos
Um projeto do FDCL sobre a prática de tratados bilaterais de investimentos, conflitos internacionais de investimentos e investimentos estrangeiros na América Latina [mais].