de en es pt

A revista Lateinamerika Nachrichten (LN) e o Forschungs- und Dokumentationszentrum Chile-Lateinamerika (FDCL)

Nossa história

A história comum do Forschungs- und Dokumentationszentrums Chile-Lateinamerika e.V. e da Lateinamerika Nachrichten (LN) retoma ao ano de 1973.

Naquela época o projeto político governamental liderado pela Unidad Popular no Chile chamava muito a atenção da sociedade alemã em geral. O governo de Salvador Allende que tinha sido eleito democraticamente e seu final sangrento por meio do golpe militar de 11 de Setembro de 1973, deram origem a um amplo movimento de solidaridade.
 
A revista LN foi fundada no verão de 1973, poucas semanas antes de se realizar o golpe militar de Augusto Pinochet. Naquela época a LN se chamava “Chile-Nachrichten”? e era um meio de comunicação e troca de informação, dirigido sobretudo a ativistas políticos e a interessados pelo Chile. Desta conjuntura de atividades surgiu no Outono de 1974 a ideia de fundação do FDCL. Desde o momento de sua fundação que o FDCL e LN partilham os mesmos ideais, o mesmo pessoal e o mesmo espaço.


Devido à grande demanda de informação nao só exclusivamente sobre o Chile, mas sobretudo sobre a América Latina em geral e as Caraíbas, o “Chile-Nachrichten”? passou a denominar se “Lateinamerika Nachrichten”? a partir do verao de 1977. No primeiro ano de atividade chegaram a ser lançadas 8.000 edições mensais da revista. O FDCL através do seu arquivo tem se tornado um dos mais importantes projetos do movimento de solidariedade com a América Latina na Alemanha.

Desde os anos setenta e oitenta que a LN e o FDCL organizam eventos, bem como projetos literários e lancam publicações especiais. A exemplo destes últimos destaca se o evento “Fußball und Folter – Argentinien ´78”? ou eventos relacionados com o comércio da energia atómica da Alemanha com o Brasil e com a Argentina, ou realçando as condições da Mulher na Nicarágua ou a situação dos sindicatos no Chile. Aqui pode obter uma visão geral. A lista de eventos realizados obteve eco até fora de Berlim. Destacam se entre os quais os „Dias da América Latina”(Lateinamerika-Tage) entre o periodo de ´80 a ´91 e a campanha contra a celebração dos chamados 500 anos da América em 1992.

A luta contra as ditaduras militares na América Latina foi um tema central nos primeiros anos de atividade do FDCL e LN. Outros temas importantes no centro do debate são os movimentos revolucionários na América Central ou a crise de endividamento que atingiu a América Latina.

No decorrer dos anos noventa surgiram novos temas de debate, tão diversificados como o movimento guerrilheiro zapatista em Chiapas no México, movimentos sociais na Argentina, a história do feminismo no Brasil, o Movimento dos Sem Terra (MST), a violência policial e as condições das penitênciárias, bem como o risco da missão dos defensores dos direitos humanos, também no Brasil. A detenção de Pinochet, bem como o debate da impunidade. Destaque também para os novos projetos de base na Venezuela, o “Cacerolazo”? em 2001, os piqueteiros e a ocupação de fábricas na Argentina. O litígio sobre a água em Cochabamba na Bolivia, a luta contra mega-projetos, projetos de auto-ajuda e cooperativas, a luta pela terra, a luta contra a violação dos direitos humanos na Amazónia. O plano “Colômbia”?, os conflitos sociais pelos recursos naturais, tambem como o tema da biopirataria. Realçe para o tema do neoliberalismo, e para todas as formas como este se exprime, quer dentro do contexto continental através da ALCA, ou dentro do contexto do Livre Comércio Internacional, nomeadamente entre a União Europeia e o Mercosul, ou mesmo no âmbito da OMC (Organização Mundial do Comércio) devido a questões como a patente, a propriedade intelectual, integradas no tratado TRIPS, da “Agenda de desenvolvimento”? ou mesmo nas disscussões sobre (não)-acesso ao conhecimento no OMPI. A crítica à política de cooperação da Alemanha no sector de água, a discussão sobre a evolução do livre comércio e o do desenvolvimento industrial, a crítica às teorias de cadeias de valor, crítica ao liberalismo, a ambiguidade entre o Forum Económico Mundial em Davos e o Forum Social Mundial em Porto Alegre.

O nosso arquivo de revistas e jornais, "tesouros" dos anos 70 tem vindo a acumular- se e atualmente pode se aceder online ao catálogo do arquivo. Algo mais se alterou, pois para além da abordagem a temas políticos e económicos, o nosso arquivo também presta atenção ao lado cultural da América Latina, ou seja, literatura, cinema, música. Como tal o FDCL com a coloboração da revista LN realiza ciclos de filmes, discussões e apresentações para salientar os temas acima mencionados.

Na página relativa aos projetos do FDCL pode se consultar os nossos temas bem como projetos atuais.

LN e FDCL - presente!

O FDCL e a LN conseguiram se impor, apesar do ambiente difícil no que diz respeito à financiação de projetos auto-administrados e com recursos baixos. Os artigos críticos da LN alcançam um grande número de leitores. O FDCL tornou se um ator importante na área relacionado com a América Latina, movimentos de solidariedade e desenvolvimentos políticos nesse continente. Para tal foi imprescindível o papel do arquivo nomeadamente na educação, na opinião pública e de trabalho de lobby do FDCL.

Como as situações de injustiça no mundo, as violações aos direitos humanos e a repressão continuam existindo, o FDCL continua realizando seu trabalho. Ainda hoje em dia o modelo económico em vigor exclui uma grande parte da população do bem estar social e da participação na vida social e cultural. Mesmo com a presença de governos eleitos democraticamente, continuam a existir violações aos direitos humanos todos os dias.

Mas como no passado, também no presente existem pessoas que trabalham por uma mudança dessa situação. O FDCL e a LN continuam perseguindo seu objetivo de analizar e criticar as estruturas existentes aqui e ali. Queremos participar na luta por outro mundo e ser um forum para vozes críticas da América Latina e Caraíbas, que carecem de espaço na opinião pública.

Se nos deseja contactar, simplesmente envie nos um email.


Lateinamerika Nachrichten

Contato:
Lateinamerika Nachrichten

 

Im Mehringhof

Gneisenaustr. 2a
10961 Berlin
Tel:  (+49) 030-694 61 00
Fax:(+49) 030-692 65 90
Email: redaktion@LN-berlin.de

http://www.lateinamerikanachrichten.de