de en es pt

FDCL - QUEM SOMOS

O Forschungs- und Dokumentationszentrum Chile-Lateinamerika e.V. (FDCL - Centro de Pesquisa e Documentação Chile e América Latina) foi fundado em 1974 e funciona como Centro de Informação e Comunicação, bem como local de iniciativas e encontros para pessoas e grupos que pretendem se informar sobre a América Latina ou que se ocupam com temas do mesmo âmbito:

AçõesEventosTrabalho de DifusãoPublicaçõesRevista Lateinamerika Nachrichten (LN)Projetos de Mídia alternativosCampanhasArquivo


Existem diversos projetos, iniciativas políticas, comités internacionais , grupos de migrantes e projetos relacionados com projetos de mídia na América Latina, os quais trabalham ao abrigo do FDCL.

Desde a fundacão da Associacão em 1974 que o Arquivo do FDCL procura documentar e dar forma a uma atitude crítica e continuada relativamente ao desenvolvimento social, econômico e político na América Latina, que está intimamente ligado às relações Norte-Sul.


FDCL – COOPERAMOS COM...

Desde 1974 que o FDCL juntamente com a Lateinamerika Nachrichten (LN), com a Berliner Landesarbeitsgemeinschaft Umwelt und Entwicklung (Blue 21) e a ATTAC Berlin, forma um ativo núcleo de trabalho, cujos instalações se encontram no último andar do Berliner Mehringhof.

Desde o momento de fundação que o FDCL trabalha em cooperação com movimentos sociais e organizações da sociedade civil de origem latinoamericana, dentro do contexto de Educação e Trabalho de Difusão.

O FDCL colabora com diversas redes e campanhas de políticas de desenvolvimento e solidariedade. Assim sendo, é membro do Berliner Entwicklungspolitischen Ratschlag (BER), do Netzwerk der Brasiliengruppen Deutschlands Kooperation Brasilien (KOBRA), do Tropenwaldnetzwerk Brasilien, do Bundeskongress Internationalismus (BUKO), do Archiv-Verbund Archiv 3, da Coalizão contra a Impunidade (Koalition gegen Straflosigkeit), da rede Bildungsnetzwerk "Eine Welt Berlin" des Entwicklungs­politischen Bildungs- und Informations­zentrum – EPIZ e.V. Berlin, da rede CorA - Corporate Accountability Netzwerk für Unternehmensverantwortung, da rede biregional América Latina - Europa Enlançando Alternativas, do Netzwerk Selbsthilfe, e por último da ATTAC-Deutschland.

Desde 2003 que o FDCL trabalha conjuntamente com o Lateinamerika-Referat da Heinrich Böll Stifung, em Berlin e Rio de Janeiro, questões de políticas de desenvolvimento e direitos humanos tendo em conta os tratados de livre comércio, sobretudo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul. Neste projeto também participa o Transnational Institut (TNI), com sede em Amsterdã, desde 2006.


FDCL – O QUE FAZEMOS

O FDCL tem uma orientação internacionalista e integra os movimentos alemães de solidaridade e a nível mundial o movimento crítico à globalização. O FDCL foca-se no estudo regional da América Latina e Caraíbas, como por exemplo os diferentes aspetos da globalização e do desenvolvimento a nível internacional no contexto da relação Norte-Sul.

Além disso o FDCL ocupa se de temas como políticas de desenvolvimento e de comércio, ecologia, migração e racismo, como também as relações entre movimentos progressistas de atores políticos aqui na Alemanha e na América Latina. A promoção dos direitos humanos, não só politico e cívico, como também econômico, social e cultural sempre foi um objecto central do nosso trabalho.

Há mais de 30 anos que as atividades do FDCL têm uma orientação no sentido de solidariedade para com a América Latina e o desenvolvimento da respetiva educação, trabalho de difusão, atividades e trabalho de lobby. Neste sentido são realizados debates e palestras, seminários e encontros, programas culturais e sociais com convidados latinoamericanos e ações públicas. Por cada evento organizado, o FDCL publica livros e diversos materiais de informação.

Devido à diversidade de contatos efetuados e uma vasta experiência ganha pelo FDCL, este pode facilitar a mediação de diversas áreas a interessados individuais ou coletivos.  Representantes de movimentos sociais ou de distintas organizações latino-americanas visitam o FDCL e nós acompanhamo-los durante a sua estadia. Dentro deste contexto o FDCL coopera com diversas iniciativas, ONG´s (Organizações Não-Governamentais) e instituições ligadas ao tema da relação Norte/Sul.


FDCL – TEMAS

Desde os anos setenta e oitenta que a LN e o FDCL organizam eventos, bem como projetos literários e lancam publicações especiais. A exemplo destes últimos destaca se o evento “Fußball und Folter – Argentinien ´78”? ou eventos relacionados com o comércio da energia atómica da Alemanha com o Brasil e com a Argentina, ou realçando as condições da Mulher na Nicarágua ou a situação dos sindicatos no Chile. Aqui pode obter uma visão geral. A lista de eventos realizados obteve eco até fora de Berlim. Destacam se entre os quais os „Dias da América Latina”(Lateinamerika-Tage) entre o periodo de ´80 a ´91 e a campanha contra a celebração dos chamados 500 anos da América em 1992.

A luta contra as ditaduras militares na América Latina foi um tema central nos primeiros anos de atividade do FDCL e LN. Outros temas importantes no centro do debate são os movimentos revolucionários na América Central ou a crise de endividamento que atingiu a América Latina.

No decorrer dos anos noventa surgiram novos temas de debate, tão diversificados como o movimento guerrilheiro zapatista em Chiapas no México, movimentos sociais na Argentina, a história do feminismo no Brasil, o Movimento dos Sem Terra (MST), a violência policial e as condições das penitênciárias, bem como o risco da missão dos defensores dos direitos humanos, também no Brasil. A detenção de Pinochet, bem como o debate da impunidade. Destaque também para os novos projetos de base na Venezuela, o “Cacerolazo”? em 2001, os piqueteiros e a ocupação de fábricas na Argentina. O litígio sobre a água em Cochabamba na Bolivia, a luta contra mega-projetos, projetos de auto-ajuda e cooperativas, a luta pela terra, a luta contra a violação dos direitos humanos na Amazónia. O plano “Colômbia”?, os conflitos sociais pelos recursos naturais, tambem como o tema da biopirataria. Realçe para o tema do neoliberalismo, e para todas as formas como este se exprime, quer dentro do contexto continental através da ALCA, ou dentro do contexto do Livre Comércio Internacional, nomeadamente entre a União Europeia e o Mercosul, ou mesmo no âmbito da OMC (Organização Mundial do Comércio) devido a questões como a patente, a propriedade intelectual, integradas no tratado TRIPS, da “Agenda de desenvolvimento”? ou mesmo nas disscussões sobre (não)-acesso ao conhecimento no OMPI. A crítica à política de cooperação da Alemanha no sector de água, a discussão sobre a evolução do livre comércio e o do desenvolvimento industrial, a crítica às teorias de cadeias de valor, crítica ao liberalismo, a ambiguidade entre o Forum Económico Mundial em Davos e o Forum Social Mundial em Porto Alegre.

O nosso arquivo de revistas e jornais, "tesouros" dos anos 70 tem vindo a acumular- se e atualmente pode se aceder online ao catálogo do arquivo. Algo mais se alterou, pois para além da abordagem a temas políticos e económicos, o nosso arquivo também presta atenção ao lado cultural da América Latina, ou seja, literatura, cinema, música. Como tal o FDCL com a coloboração da revista LN realiza ciclos de filmes, discussões e apresentações para salientar os temas acima mencionados.

Na página relativa aos projetos do FDCL pode se consultar os nossos temas bem como projetos atuais.


FDCL – NOSSO ARQUIVO PÚBLICO

Uma visita vale a pena: o arquivo do FDCL, composto por inúmeros jornais, revistas e livros, tornou se um dos maiores arquivos sobre a América Latina independente e não governamental em toda a região de língua alemã. Dispõe de um completo catálogo de exemplares únicos, que cobre um vasto espetro temático.

O arquivo do FDCL disponibiliza informação de grande utilidade para quem se interessa por temas políticos, está realizando um trabalho científico ou preparando a estadia no extrangeiro.
Pode se pesquisar, consultar, bem como fazer cópias de revistas e de recortes de artigos de imprensa ou mesmo requisitar livros.
 
Pedidos de investigação ou perguntas podem ser dirigidos ao arquivo e efetuados por via escrita, telefónica, fax ou email. O arquivo do FDCL pertence a uma associação de arquivos (Archiv-Verbund Archiv3) com inúmeros arquivos da Alemanha.


FDCL - COOPERAÇÃO E APOIO SÃO SEMPRE BENVINDOS

O FDCL financia se essencialmente através da realização de projetos apoiados por diversas fundações e donadores privados. Apesar da dependência financeira de doações, o FDCL procura manter o estatuto de independente.

Sendo uma associação sem fins lucrativos pode outorgar legalmente certificados para descontar impostos das doações recebidas. Os membros da associação são depois informados do trabalho em curso ou concluído pelo menos uma vez ao ano. A maior parte do trabalho do FDCL efetuado por voluntários.


FDCL – COLABAROR! VISITAR! APOIAR!

FDCL
Nome do Banco: Postbank Berli­n
Número de Conta para doações: 17 69 66 104
Código Bancário: 100 100 10
FDCL - Forschungs- und Dokumentationszentrum Chile-Lateinamerika e.V.

fon +49 [0]30 693 40 29 / fax +49 [0]30 692 65 90 / mail FDCL info@fdcl.org / mail FDCL-Archiv archiv@fdcl.org